Dúvidas

  • Quais cuidados devo ter com meu aparelho auditivo?

    Ao manipular cuidadosamente com seus aparelhos auditivos você os manterá funcionando por muitos anos e reduzirá as chances de enfrentar problemas no uso diário. Aparelhos auditivos são robustos – mas não resistem a uso inadequado. Veja abaixo algumas dicas de manutenção:

    1. Proteja seu aparelho auditivo de sujeira. Certifique-se sempre que seus dedos estejam limpos e secos antes de tocar em seus aparelhos auditivos. A entrada do microfone é muito pequena e pode ser obstruída se for manipulada incorretamente.

    2. Evite impactos. Evite derrubar seu aparelho auditivo sobre superfícies duras. Isto pode ocorrer enquanto você limpa ou troca a pilha. Seja cuidadoso ao inserir ou remover seu aparelho auditivo.

    3. Não exponha seu aparelho auditivo a altas temperaturas. Não o exponha ao calor. Proteja o da luz solar (em casa ou no carro) e não o deixe próximo a aquecedores.

    4. Proteja seu aparelho auditivo de umidade. Remova-o antes de tomar banho ou nadar. Devido à umidade, não o deixe no banheiro. Ocasionalmente, limpe-o antes de inseri-los. Umidade e condensação podem danificar a parte elétrica de seu aparelho auditivo. Recomendamos que você remova a pilha durante a noite e deixe seu compartimento aberto. Você pode usar sistemas especiais de secagem que seu profissional de saúde auditiva disponibiliza.

    5. Mantenha seu aparelho auditivo for a do alcance de crianças e animais domésticos. Aparelhos auditivos ligados jogados pela casa produzem sons que irritam cães. Por isso, há casos em que os cães engoliram os aparelhos auditivos.

    6. Evite o contato com fixadores para cabelo ou maquiagem. As partículas do fixador ou pó da maquiagem podem entupir a entrada do microfone ou travar o botão de controle de volume. Remova seu aparelho auditivo antes de aplicar produtos corporais ou cosméticos.

    7. Limpeza. Limpe cuidadosamente seu aparelho auditivo com um pano macio seco. Álcool, solventes ou produtos de limpeza podem danificá-lo.

    8. Higiene do ouvido. Faça sempre a higiene adequada do seu ouvido. Para que seus aparelhos auditivos ofereçam melhor desempenho, seus ouvidos devem estar livres de cera ou resíduos, por exemplo, pele seca ou infecções, e o mesmo se aplica aos fones dos retro auriculares. Você pode obter produtos para manter os ouvidos e os fones limpos com seu profissional de saúde auditiva. Eles examinarão seus ouvidos e aparelhos auditivos por completo, procurando obstruções causadas por cera ou resíduos e vão verificar se seus aparelhos auditivos estão funcionando corretamente.

    9. Guarde seus aparelhos auditivos em local seguro. Quando você não está usando seus aparelhos auditivos, envolva-os no pano seco. Sempre transporte seus aparelhos auditivos no estojo de transporte. Remova as pilhas caso você não vá usá-los por muito tempo.

    10. Só efetue reparos em especialistas. Chaves de fenda e óleo danificam aparelhos auditivos. Em contato com a parte elétrica, ou micro-mecânica, podem ocorrer danos irreparáveis.

  • Como limpar e cuidar corretamente de meus aparelhos intracanal?

    1. Seu profissional de saúde auditiva vai lhe dar informações detalhadas sobre como limpar seus aparelhos auditivos e pode recomendar-lhe a linha de Limpeza e Cuidado da Phonak.

    2. Água e solventes podem danificar os componentes eletrônicos. Após removê-los, limpe os aparelhos com um pano macio seco. (se seu aparelho auditivo tiver contato com água ou solventes, limpe-o imediatamente com um pano macio seco).

    3. Verifique diariamente se há cera ou umidade em seu aparelho auditivo ou fone, e limpe-o se necessário. Para fazer isso, use a escova especial. Sempre limpe os aparelhos de cima para baixo para evitar que partículas de pó ou cera entrem no aparelho auditivo.

    4. Se o volume do aparelho auditivo está mais baixo, o filtro de cera pode estar obstruído. Substitua o filtro ou procure seu profissional de saúde auditiva.

  • O que fazer se eu tiver dor ou uma inflamação no ouvido?

    Remova o aparelho auditivo e consulte seu profissional de saúde auditiva. Se o problema persistir, fale com seu médico.

  • Como limpar e cuidar corretamente de meus aparelhos retroauriculares?

    O fone removido deve ser limpo diariamente (use os lenços de limpeza da Linha de Limpeza e Cuidado da Phonak ou um pano macio úmido). Ao limpar, verifique cuidadosamente as aberturas do fone. Elas não devem estar obstruídas, pois o som ficará distorcido e você não conseguirá ouvir. Limpe o fone completamente ao menos uma vez por semana. Pergunte a seu profissional de saúde auditiva sobre a Linha de Limpeza e Cuidado da Phonak.

    Procure seu profissional de saúde auditiva se:
    • Você sente desconforto ou dor apesar de ter colocado corretamente o fone;
    • Não é possível remover a cera da abertura do fone;
    • O tubo do fone está amarelado e rachado;
    • Você não consegue mais ajustar o volume porque o aparelho auditivo começa a produzir chiados.

    Sempre separe o fone do aparelho auditivo antes de limpá-lo. O aparelho auditivo nunca deve entrar em contato com a água! Para conectar o fone ao aparelho auditivo, este deve estar completamente seco. É melhor secar o tubo com um soprador de ar (não assopre com a boca). Você pode obter este acessório acessível com seu profissional de saúde auditiva.

  • O que fazer quando o volume do meu aparelho auditivo parece mais baixo que o normal / ou sem som?

    Primeiro verifique se o controle de volume está funcionando, e se é possível aumentar seu volume. Para fazer isso, ponha o aparelho auditivo em sua mão e feche-a. o aparelho auditivo deve emitir um chiado.Verifique o tubo auditivo e o fone para ver se há cera ou umidade e limpe-os se necessário.Verifique se a pilha foi inserida corretamente. Se não houver melhora, substitua a pilha. Se o problema persistir, procure seu profissional de saúde auditiva.

Fale com um fonaudiólogo e tire suas dúvidas!